domingo, 4 de agosto de 2013

Falando sobre diabetes

Nossa proposta, no blog, é falar de segurança sim, mas principalmente, e por causa, da vida sobre um ponto de vista mais amplo: do que nos compete ser feliz, e, portanto, espalhar a felicidade - afinal temos a consciência da impossibilidade de sermos, apenas nós, felizes... sozinhos, n’est ce pas?

Bem estou avexado pelo tempo que ando sem postar alguma coisa nesse meu seuguro.blogspot.com - mea culpa! Foram alguns episódios: os protestos,viagens, minha (re)leituras de Camus, Saramago, Sartre...e, claro, alguma coisa sobre a peste que se abate sobre uma grande parte de nós (eu, inclusive): o diabetes; falemos dele pois, até por uma questão de segurança.
ENTENDENDO O DIABETES - é uma doença na qual os níveis de glicose no sangue ficam acima do normal e as pessoas portadoras ficam com problemas em converter o alimento em energia.
Existem três tipos de diabetes, a saber:

1. Diabetes tipo 1 - também conhecido como “diabetes juvenil” ou diabetes insulinodependente, normalmente diagnosticado primeiro em crianças e adolescentes.
2. Diabetes tipo 2 - “diabetes de adulto” ou diabetes não insulinodependente, que é a forma mais comum de diabetes; as pessoas podem desenvolvê-lo em qualquer idade.
3. Diabetes gestacional - é desenvolvido por algumas mulheres nos últimos estágios da gravidez; embora normalmente seja controlado após  o parto a mulher tem mais probabilidade de desenvolver o diabetes tipo 2.

Falando-se em diabetes estar acima do peso, ser sedentário, um regime alimentar não adequado aumentam as chances de desenvolver o diabetes tipo 2. O tratamento/prevenção inclui remédios, escolhas alimentares inteligentes, exercícios regulares e controle de pressão arterial e níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Continuaremos a falar sobre diabetes, seu diagnóstico, controle, sinais de alerta,  possíveis complicações (doenças coronárias, efeitos sobre os rins, efeitos sobre a visão, neuropatias e etc.).

Tentarei estar mais presente... doravante.


Axé, shanti, amen, aleluia, nemasté, e o que mais nos valha... me perdoem as

omissões e confusões...mas esta é a ideia: semear a concórdia.

Um comentário:

  1. Shanti, sua volta é uma alegria e, também, uma medida preventiva, nos impede de morrer de saudade cronica dos seus comentários.

    Só para variar, Namaskar!

    ResponderExcluir