segunda-feira, 12 de agosto de 2013


Hedonismo = Hedonismo

Hedonismo:

1. a doutrina que considera o prazer ou a felicidade (terrena) como o único ou principal bem da vida, vida terrena of course;

2. estilo de vida de iluminação e gozo;

3. uma perspectiva muito, muito, muito agradável!!!

Calma, calma, sim, nós sabemos que o álcool faz mal e sexo pode ser perigoso... mas, vejamos bem, uma estranha e perturbadora mania (epidêmica) está tomando conta da população mundial na forma de uma absurda premissa: “se você evitar tudo que é agradável, terá uma vida longa e feliz”.

Mas, será possível encontrar a felicidade nesta corrida vertiginosa, de palm top na mão, atrás do Ideal capitalista? Tantas horas de trabalho semanais, uma agenda abarrotada de compromissos, “dias de folga para brincar com os filhos” programados em aparelhos portáteis, uma volumosa carteira de ações são, realmente, a chave para se viver bem? I think so not!

Obcecados com a idéia de ficarmos ricos, mais bem sucedidos, mais magros, e - the last, but not the least - mais jovens nos privamos daquilo que, iludidos, acreditamos estar correndo atrás: viver bem! E para compensar este ritmo febril exercícios físicos cronometrados, dietas sem carboidratos, e duas “semanas de férias” cuidadosamente planejadas...felicidade, estás a perceber?

Num determinado momento, “viver bem” torna-se um objetivo imaginado num ponto muito distante aonde se chega apenas com um esforço psicótico e uma obstinada determinação. Perde-se peso, mas se continua insatisfeito, a promoção pode ser conquistada, mas as despesas continuam a crescer... e, apesar de todo o sucesso aparente, no íntimo um sentimento de inadequação. alguma coisa errada neste plano mestre? Existirá algo, alguma chave perdida para o reino da felicidade que está sendo esquecida? Pode apostar que sim!

Ela se chama prazer... mas o que aconteceu com o prazer?

O dicionário define felicidade como “sentir ou demonstrar prazer ou contentamento”. Gozar é “ter prazer em”. Assim, fica claro, que felicidade e gozo têm suas raízes no próprio princípio do prazer, que atualmente, tenho meus temores, se encontra à beira da extinção. E o prazer sempre foi a essência do hedonismo.

““Relaxa. Chegou a hora de trabalhar menos e realizar mais, de rejeitar o comodismo e os perigos de uma vida estruturada e adotar a sabedoria dos antigos gregos que nos legaram a palavra que define este jeito de encarar as coisas: hedonismo. Embora os defensores da disciplina da autoajuda nos digam o contrário, lazer e prazer ainda não morreram e nunca é tarde demais para o hedonista que vive dentro de você vir à tona. Permita que o  desejo seja o teu guia enquanto ousas sair de férias sem o laptop e o telemóvel. Deixa o vinho e o sexo melhorarem tua vida. Cede ao impulso secreto de não fazer absolutamente nada””

Be happy!!!

Extraído do “Manual do hedonista” de Michael Flocker.

Um comentário: